Tratamento de canal sem medo, com sedação consciente
Se a ideia de sentar na cadeira do dentista já dá um nó no estômago, você não está sozinho. O medo de dentista é mais comum do que parece, e tem solução. A sedação consciente com óxido nitroso ajuda você a relaxar durante o atendimento, sem perder a consciência.
Como funciona
Você respira uma mistura de óxido nitroso e oxigênio por uma máscara nasal. O efeito é uma sensação de calma e relaxamento. Você continua acordado, consciente e respondendo normalmente, só que bem mais tranquilo. Ao final, o efeito passa rápido.
Não é anestesia geral
Essa é uma confusão comum. Na sedação consciente você não dorme nem perde os sentidos. É bem diferente da anestesia geral. A anestesia local do dente continua sendo usada para que você não sinta dor.
Para quem é indicada
- Pessoas com ansiedade odontológica
- Quem tem medo de tratamento de canal
- Quem já teve experiências ruins no dentista
- Procedimentos mais longos ou delicados
- Pacientes que têm dificuldade de relaxar na cadeira
Segurança em primeiro lugar
A indicação da sedação é feita caso a caso, depois de avaliar o seu histórico de saúde e o procedimento. Sou habilitada na técnica e acompanho você o tempo todo.
- Sedação com óxido nitroso é anestesia geral?
- Não. Na sedação consciente você fica acordado e consciente, apenas mais relaxado. A anestesia local do dente continua sendo usada para você não sentir dor.
- Durante a sedação eu fico acordado?
- Sim. Você permanece consciente e respondendo normalmente, só que bem mais tranquilo. Ao final, o efeito passa rápido.
- Todo paciente pode usar óxido nitroso?
- A indicação é avaliada caso a caso, considerando o seu histórico de saúde e o procedimento.
Tem medo de dentista? Vamos conversar.
Me conte como você se sente. Vamos encontrar juntos a forma mais tranquila de cuidar do seu dente.